Paulo Vaz: Onde Comer no... Porto

Onde Comer em...

May
2026

Paulo Vaz: Onde Comer no... Porto

Neste novo espaço, convidamos um nome relevante do setor para desenhar um roteiro gastronómico por um município português, revelando os seus lugares de eleição e os sabores que melhor representam o território. Hoje desafiámos Paulo Vaz, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, a partilhar a sua proposta para um dia à mesa, na Invicta.


Pequeno-almoço: Arcádia Matosinhos
"Para mim, o pequeno-almoço ideal é um croissant misto semi-prensado, um leite Ucal bem frio e um sumo de laranja acabado de espremer. Termina com um café com gelo. Os produtos do Arcádia são bons e a localização permite ver a manhã a acontecer frente aos nossos olhos e ainda há tempo para dar uma vista de olhos nos jornais."

Almoço: Spot - Loko, São Gião e Líder

"Loko: Não há melhor localização, faça chuva ou faça sol. Estamos em frente ao mar, e isso basta! Começa-se com uns bolinhos de bacalhau e depois uma maravilhosa costela mendinha assada. Para fechar, uma bola de gelado de tangerina! Sangria, cerveja ou espumante, para acompanhar. Uma característica de excelência é ser pet friendly, por isso, a Goa, a minha cadela labrador, vai sempre comigo.

São Gião: Um clássico onde, a par de um serviço acolhedor e impecável, temos uma cozinha que tem tanto de tradicional, como de clássico e, por vezes, com toques de inovação. Adoro! Para mim, um dos melhores restaurantes do país!

Líder: Ideal para revisitar os clássicos e umas das melhores tripas da cidade, já para não falar da perdiz ou dos arrozes, sejam eles com filetes de polvo ou de pescada. Produto do melhor que há e um serviço profissional e 'à moda antiga', ou seja, muito bom e acolhedor."


Lanche: Proua

"Recomendo um belo prego com chimichurri e uns finos a acompanhar. Há lá melhor prego do que este? Se houver espaço, ainda marcha um lagostim com batata frita e ovo estrelado…É isto que me faz lá ir!"



Jantar: Alchemie
 "Um restaurante (recente) francês em Matosinhos! É coisa fora do expectável, mas vale mesmo a pena. Cozinha francesa com boa técnica e com excelentes produtos. São super simpáticos no atendimento."


Bónus:

"Camélia, pura cozinha francesa de elevadíssima qualidade e uma experiência fenomenal.

Lessa, um micro restaurante de cozinha contemporânea de muito boa qualidade.

Rino, um kaponês em Matosinhos, totalmente despretensiosos que serve autêntica cozinha japonesa sem floreados."

Ceia: Clube 21

"Voltamos aos preguinhos…um clássico que serve os melhores preguinhos da cidade, ou então um 'frango à passarinho', cortado em pedacinhos e frito, servido com batata palha e picles. Que maravilha para terminar o dia! Se for na esplanada, melhor ainda por que levo a minha Goa comigo!"

Autor:

Manja Newsletter

Fotografia:

DR