Abertos à Segunda: Diogo Caetano

Abertos à Segunda

June
2025

Abertos à Segunda: Diogo Caetano

A nova rubrica “Abertos à Segunda” da Manja Newsletter convida um(a) chefe a partilhar a sugestão de um restaurante onde gosta de fazer uma refeição no seu dia de folga — que, habitualmente, calha à segunda-feira. O chefe Diogo Caetano, do Terruja, é o convidado que se segue.

Um restaurante e um prato?

"Existem mais de mil restaurantes que adorava visitar, mas quase todos partilham do mesmo “problema” que eu: estão fechados exatamente nos dias em que também não posso ir. Ainda assim, felizmente, há alguns verdadeiros oásis onde posso alimentar a alma e dar de beber à dor.


Gosto de sítios que me tocam, sejam clássicos ou modernos. Cada um tem algo especial que me faz querer voltar.


O Magano, em Campo de Ourique, é um desses lugares. Enche-me a alma com comida feita com amor, um atendimento caloroso e uma excelente garrafeira. As empadinhas, os peixinhos da horta, o coelho frito com migas e as sobremesas alentejanas — tudo é bom, tudo me faz feliz.


O Palácio, em Alcântara, tem algo de especial que vai além da comida. É a dinâmica do espaço, as pessoas que o frequentam, o “elan” das histórias partilhadas à mesa por quem nos serve uma barquinha de marisco, que gosto sempre de acompanhar com imperiais mistas. Há um ambiente quase teatral que me prende.



Em Leiria, gosto muito do João Gordo. Assim que nos sentamos, começam a chegar petiscos sem fim. O pica-pau do lombo é, para mim, o melhor de sempre, e vem sempre acompanhado pela melhor imperial do distrito.


Na Nazaré, o Aki del Mar é uma escolha obrigatória. Marisco e torradas com vista para o mar, especialmente ao meio da tarde, quando é possível acompanhar o repasto com o pôr do sol. A salada de lagosta é deliciosa e os percebes estão sempre incríveis.


No Bistrô Campanas, em Alcaria, o que mais se destaca é a simpatia. Lá serve-se o melhor cozido à portuguesa do universo, e os queijos frescos feitos pela mãe da Carla são de chorar por mais.


Também em Leiria, O Foco é o sítio ideal quando me apetece uma cozinha mais criativa e atual. A conjugação de sabores e texturas é sempre bem conseguida, e os vinhos naturais elevam ainda mais a experiência. É, sem dúvida, top."

Autor:

Manja Newsletter