

A Manja Marvila é um verdadeiro laboratório de gastronomia — um espaço multidisciplinar equipado com cozinha e tecnologia profissional, pensado para acolher iniciativas gastronómicas inovadoras. Aqui promovemos a criação, a formação, a partilha e o crescimento da comunidade.
Instalada num antigo armazém reabilitado, a Manja nasceu em 2021 no coração de Marvila — um bairro lisboeta em plena transformação, onde fábricas e armazéns dão lugar a projetos cheios de talento, criatividade e vida.
Desde então, a Manja tem sido um ponto de encontro para chefes, artistas e curiosos, afirmando-se como o epicentro gastronómico da zona oriental da cidade. Um espaço onde a arte e a gastronomia se cruzam, inspirando experiências únicas e inesquecíveis.
No piso superior, encontra-se o escritório das Edições do Gosto, reforçando a ligação entre a criação de conteúdos, a produção de eventos e a promoção da cultura gastronómica.
Um espaço para eventos únicos
A Manja Marvila é o cenário ideal para experiências memoráveis. Com uma cozinha totalmente equipada e uma atmosfera criativa e inspiradora, o espaço adapta-se a uma grande variedade de formatos, tais como Almoços e jantares especiais, cursos, masterclasses e workshops, Apresentações de produtos e serviços, Produção de conteúdo audiovisual, Reuniões e encontros profissionais, Eventos corporativos e ações de team building, Eventos privados e celebrações, Lançamentos de marcas e cocktails, Exposições, instalações artísticas e concertos e Palestras, talks e conferências.
Para saber mais informações sobre o espaço e pedidos de orçamento, fale connosco.
Contactar

AGENDA
Evento
Data
Categoria

Na segunda Masterclass da Manja, vamos falar sobre koji, com João Alves.
Acontece dia 23 de fevereiro, a partir das 9h30.
A sessão prática e formativa será focada no koji, um fungo que se desenvolve em cereais e leguminosas, usando-os como fonte de energia e tornando-os mais nutritivos.
Programa:
• O universo do koji;
• Introdução ao koji e seus derivados: o caso do miso, do amazake, do shio koji, do shoyu, entre outros;
• Aplicações práticas: marinada de shio koji, sobremesas com amazake, molhos de miso, cura de proteína com koji, entre outros métodos.
Almoço
• Com degustação dos produtos estudados.
Valor: 70€ com participação, almoço e diploma.
Inscrições muito limitadas em marvila@manja.pt

"Entre entulho e sucata" é o nome da nova exibição do artista Diego Inestrillas, em Lisboa.
"Por que insistimos em projetar futuros diferentes? O que é realmente habitar o presente se ele se baseia completamente numa conceção do passado e numa previsão do futuro? O presente é catalisador da memória e do anseio, é tanto uma realidade quanto uma ilusão, é um momento em que imaginamos com base no que lembramos, onde sentimos o que em algum momento foi e o que pode ser. É um momento de transformação, uma metamorfose que não oferece uma forma final, que implica aceitar o que já não é e o que ainda não sabemos nomear. Não percebemos a natureza como ela é, mas como aprendemos a vê-la; a crise ecológica é epistémica mais do que ambiental.
Dentro deste novo imaginário, sugere-se vida através da forma, onde se figuram objetos reconhecíveis, interações entre formas que sugerem momentos de transformação, de metabolização, de consumo, extração e vida. Dentro deste espaço, não é evidente quem consome quem; observa-se como a vida transforma, como consome, sem julgamento entre os atores, sem preferência por diferentes naturezas. A obra permite um momento que parece estar a acontecer diante dos nossos olhos, preso num momento desconfortável entre a criação e a destruição. Enfrenta um momento em que obstrui o caminho da indiferença e permite a reflexão sobre novas ontologias da vida e da natureza".
Diego Inestrillas é um artista multidisciplinar (Cidade do México, 1998) cuja prática se centra na representação do diálogo entre materiais, espaços e sujeitos, investigando a intersecção entre o natural e o industrial. Viver em constante trânsito entre a floresta e a cidade despertou o seu interesse em compreender de onde provém a atitude de cada pessoa em relação ao seu ambiente. A partir de colaborações com disciplinas como a biologia, a antropologia e a neurociência, Inestrillas explora processos de transformação, memória e perceção, criando obras que nos convidam a refletir sobre as ligações entre corpo, matéria e território.
Programa
18h Introdução à exposição com peças de escultura e desenho
18h30 Degustações_Terra, restos e ossos de chocolate e biscoito
A exposição estará disponível a visitar entre 22 de janeiro e 22 de fevereiro. A entrada é livre.
![Masterclass: Técnicas de Pescado com Ricardo Komori [Esgotado]](https://cdn.bndlyr.com/scbfmg4pw5uytuud/_assets/masterclass-com-ricardo-komori-na-manja-marvila.jpeg)
A primeira masterclass de 2026 acontece já dia 13 de janeiro, entre as 9h30 e as 15h, e conta com um convidado especial, Ricardo Komori, chefe português radicado no Japão há uma década.
A sessão prática e formativa será centrada no trabalho técnico sobre o pescado e na partilha sobre a cultura de trabalho nas cozinhas japonesas. Esta masterclass é dirigida a profissionais que procuram fundamentos técnicos sólidos, compreensão de processos e uma visão estruturada sobre o peixe e o seu tratamento.
9h30 Introdução
- Enquadramento da cultura de trabalho numa cozinha no Japão: organização, hierarquia, ritmo, responsabilidade individual e funcionamento das equipas;
- Expectativas colocadas aos profissionais e aos jovens em início de carreira.
10h Técnica culinária aplicada ao pescado
- Abordagem técnica aos vários momentos do peixe:
• Origem e métodos de captura;
• Manutenção a bordo e em terra;
• Ikijime;
• Arranjo e preparação;
• Conservação e congelação;
• Confeção.
- Análise dos três passos essenciais no manuseamento do peixe, determinantes para a qualidade final e para o aproveitamento integral da matéria-prima: vísceras, fígados e ovas.
Exemplos:
• Cavala e a relevância da congelação;
• Ovas de tainha (butarga) e shirako (milt).
12h Sessão de perguntas e respostas
- Sessão aberta com os participantes, incluindo videochat com Hiroki Hasegawa (@fish_mush_plant_);
- Discussão sobre confiança entre consumidor e vendedor no contexto japonês, cultura de responsabilidade e rapidez na cadeia do peixe.
13h Almoço
- Em consonância com a masterclass, por Ricardo Komori.
Temas transversais:
• Cultura de trabalho nas cozinhas japonesas;
• Estágios e percursos de jovens profissionais no Japão;
• Confiança no mercado do peixe;
• O papel de Ricardo Komori nas equipas, como elemento de exigência e estímulo ao conhecimento técnico e cultural.
Valor: 100€ com participação, almoço e diploma.
As inscrições são muito limitadas. Reserva obrigatória para o email marvila@manja.pt Necessidade de pagamento prévio.
Este evento tem o apoio da Nutrifresco, da Vivid Farms e da Fagor.
Nenhum conteúdo para apresentar
Nenhum conteúdo para apresentar
Nenhum conteúdo para apresentar
Nenhum conteúdo para apresentar