Nós as Pessoas: Diogo Novais Pereira

Nós As Pessoas

Junho
2025

Nós as Pessoas: Diogo Novais Pereira

Nesta rubrica Nós As Pessoas - projeto de apoio à saúde mental dos profissionais de restauração, das Edições do Gosto - Diogo Novais Pereira, chefe do Porinhos, em Fafe, fala sobre como lida sobre estes temas na sua cozinha.


Que pensamento ou ritual te ajuda quando tudo parece estar a correr mal durante um serviço?


Penso sempre em acelerar. Quando me sinto pressionado ou prestes a perder o controlo, paro por uns segundos, concentro-me e foco-me em encontrar calma interior. Se surgirem pensamentos negativos, procuro anulá-los mentalmente para dar lugar a ideias positivas, como “vai correr bem” — e então avanço com confiança.


O que mais te sustenta emocionalmente nos dias em que a pressão parece insuportável?

Penso que é o meu trabalho e que é para fazer — e bem feito. Penso em organização. Penso que, quanto mais organizado estiver, menor é o risco de errar, e isso alivia a pressão. Estar concentrado e cumprir os tempos também ajuda muito a reduzir essa pressão.

Se pudesses oferecer um conselho ao teu “eu” mais novo no início de carreira, sobre equilíbrio emocional, qual seria?

Diria que o tempo passado fora da cozinha é tão importante quanto o tempo passado dentro dela. É fundamental aproveitar ao máximo os momentos livres: descansar e desfrutar de tempo de qualidade com a família. Isso, para mim, é essencial.

Qual é o pequeno gesto ou hábito diário que te ajuda a manter a sanidade num ambiente tão intenso como a cozinha?

A organização da minha rotina é essencial. A boa disposição no dia a dia, as brincadeiras, as piadas e as gargalhadas fazem toda a diferença. Os bons hábitos ajudam a criar equilíbrio. Quando estamos organizados, gerimos melhor o nosso tempo — e esse tempo pode ser usado para fazer o que realmente nos faz felizes.

Para ti, o que significa “bem-estar” numa equipa de cozinha — e como procuras promovê-lo no dia a dia?


O bem-estar de uma equipa começa pelo cumprimento das regras estabelecidas. O compromisso, a disciplina, o método e o rigor ajudam a reduzir erros e promovem uma forma de trabalho mais precisa. Isso motiva a equipa e reforça o espírito de companheirismo, o que contribui diretamente para um bom ambiente de trabalho. E uma equipa motivada é, sem dúvida, uma equipa vencedora.

Autor:

Manja Newsletter

Fotografia:

Theo Gould