
O desafio é escolher um restaurante e um prato que faça o seu protagonista sentir-se em casa, seja pelo conforto dos sabores, pelas memórias que despertam ou pela autenticidade da cozinha. Na nova edição da rubrica “Kms de Sabor”, contamos com a escolha de Nuno Mendes, chefe radicado em Londres e consultor dos restaurantes Cozinha das Flores, no Porto e Santa Joana, em Lisboa.
Um prato e um restaurante?
"O Cantinho da Paz, que me traz memórias do Velha Goa. Foi o restaurante onde cresci e onde me apaixonei pela cozinha goesa-portuguesa. Gosto muito de pratos como chamuças de camarão, balchão, chouriço de Goa, caril de camarão, cheque cheque, vindalho, xacuti e bebinca.
Porquê?
"Foi o lugar que despertou o meu interesse pela gastronomia e onde toda a minha família se reunia. Ainda hoje vou lá para matar saudades e reviver os sabores da minha infância. Infelizmente, todos os que partilharam esses momentos já partiram e, por isso, ao visitar o restaurante, estou também a celebrar as suas vidas e os ensinamentos que me deixaram.
Agora, passo essa história e tradição aos meus filhos. Quando lá vou, falo-lhes deles e das experiências que vivi — da saudade, da cozinha feita com amor. Oxalá que um dia eles levem essas memórias consigo e as transmitam aos seus próprios filhos. Que nunca se esqueçam da importância desses breves momentos numa vida tão apressada."
Autor:
Fotografia:





























