O desafio é escolher um restaurante e um prato que faça o seu protagonista sentir-se em casa, seja pelo conforto dos sabores, pelas memórias que despertam ou pela autenticidade da cozinha. Na nova edição da rubrica “Kms de Sabor”, contamos com a escolha da chefe Inês Beja, que até há bem pouco tempo comandava o DeRaiz, em Viseu.
Um prato e um restaurante?
"O cabrito assado com arroz de forno e os rojões do Tarântula, em Vouzela."
Porquê?
"Faço esta escolha pela autenticidade dos produtos locais, elaborados de forma artesanal — como os enchidos ainda fumados em lareiras —, pelas carnes de pastagens locais e pelos legumes da própria horta.
Tenho dificuldade em escolher apenas um prato. O cabrito assado com arroz de forno faz-me lembrar o que a minha avó preparava. Ela colocava o cabrito sobre uma grelha a assar e o pingo da carne caía sobre o arroz, dando-lhe um sabor inconfundível.
Outro prato de que gosto muito são os rojões, tão típicos em novembro, na altura da Feira dos Santos, na minha terra, Mangualde. Os cubos de carne de porco, cozinhados em banha com alho e louro, servidos com batata cozida e acompanhados por morcela, são uma verdadeira iguaria!
Lembro-me de escolher o alho quase torrado, no fundo da frigideira de ferro, e colocá-lo por cima das batatas. Que saudades!"
Autor: